Anuncie aqui!

Bill Haley

31 janeiro 2010
Felipe

http://4.bp.blogspot.com/_Ysu2WSfIf6w/SiSHZJwlq_I/AAAAAAAAADM/kyUzAGIZ-3w/s400/Bill-Haley-Comets_l.jpg

Texto de Whiplash

Profissional da música desde a adolescência, Bill Haley passou por diversos estilos musicais como country, jazz, blues, polka e música tirolesa. Após o final da segunda guerra mundial (da qual não participou por ter um dos olhos de vidro) Bill Haley participava de bem-sucedidas bandas de swing. Mas sua grande contribuição foi ter participado da criação do rock and roll.

Mais do que qualquer um Bill Haley merece este título de pai do rock, pois foi ele o responsável pela definição do rítmo, criado a partir de escalas de jazz. A idéia de Haley era criar uma batida dançante e contagiante. Em 1953 gravou "Crazy Man, Crazy", primeiro disco a aparecer nas paradas com a descrição "rock and roll". O sucesso veio em 1954 com "Shake Rattle and Roll", primeiro grande hit da história do rock, um antigo clássico da música negra, com sua letra amenizada e ritmo acelerado, como era comum na época.

No final de 1954 e início de 1955 houve o maior de todos os sucessos, "Rock Around The Clock", gravado por Bill Haley com sua banda The Comets. A música foi colocada na trilha sonora do clássico filme "Sementes da Violência" ("Blackboard Jungle") que mostrava conflitos entre alunos e professores de uma escola. O filme era acusado de incentivar a rebeldia juvenil e gerava tumultos nas salas onde era exibido. Seguiram-se vários outros sucessos como "See You Latter Aligator", "ABC Boogie" e "Razzle Dazzle", todos de temática inocente e dançante.

Bill Haley foi de certa forma vítima do próprio rítmo que havia criado. Em menos de 3 anos, com o despontar de astros mais jovens, mais rebeldes e de mais fácil identificação com a juventude, como Chuck Berry, Little Richard, Elvis Presley, entre outros, Bill Haley passou a ser visto como um ente deslocado, um velho tocando música de jovens, e teve de mudar os rumos de sua carreira, passando a se apresentar para platéias menores e mais velhas. Continuou durante mais de 20 anos excursionando por todo o mundo com o mesmo visual e as mesmas músicas.

Bill Haley morreu em 1981, aos 55 anos, de ataque cardíaco, após um derrame cerebral, no Texas. Sua banda, The Comets, marcada pelos malabarismos dos irmãos Ruddy Pompili (saxofone) e All Pompili (contrabaixo acústico) continuou se apresentando.

Bill Halley - ABC Boogie
Bill Halley - Jenny Jenny
Bill Halley - Johnny B. Good
Bill Halley - Kansas City
Bill Halley - Razzdle-Dazzle
Bill Halley - Rit It Up
Bill Halley - Rock Around The Clock
Bill Halley - Rock-A-Beatin' Boogie
Bill Halley - Saints Rock And Roll
Bill Halley - See You Later Alligator
Bill Halley - Shake, Rattle & Roll
Bill Halley - Skinny Minnie
Bill Halley - What'd I Say
Bill Halley - Whole Lotta Shakin' Goin' On

0 comentários:

Postar um comentário

DESCRIÇÃO-AQUI.