Anuncie aqui!

Queens of the Stone Age

14 janeiro 2010
Felipe

http://audiobomb.files.wordpress.com/2008/05/queens.jpg

Texto Retirado de Whiplash

O Queens of the Stone Age foi formado a partir das cinzas da banda californiana Kyuss, um nome influente da cena heavy metal que ajudou a constituir uma espécie de sub-gênero, que foi chamado de stoner rock O Kyuss se dissolveu em 1995 e o líder e guitarrista Josh Homme mudou-se para Seattle.

Em Seattle, Josh ingressou no Screaming Trees como segundo guitarrista durante a turnê do álbum Dust de 1996, tendo inclusive participado do festival Lollpalooza em sua última edição com o Trees, tocando ao lado de bandas como Soundgarden e Metallica.

A partir de 1997, com as atividades do Screaming Trees se tornando cada vez mais esparsas, Josh encontra tempo suficiente para trabalhar em um projeto próprio. Foi o início da série "Desert Sessions", sessões experimentais de estúdio onde Josh trabalhou com músicos como Mike Johnson (Dinosaur Jr.), Mark Lanegan (Screaming Trees), Peter Buck (R.E.M.) e Ben Sepherd (Soundgarden). As gravações foram feitas num estúdio caseiro localizado num deserto no interior do estado da Califórnia (terra natal de Josh Homme). Foram seis álbuns extraídos das Desert Sessions, sem nenhum objetivo comercial, mas que acabaram sendo lançados pela gravadora independente Man's Ruin Records. Logo em seguida, Josh reencontra Nick Olivieri, também ex-integrante do Kyuss e juntos resolvem montar outra banda, o Queens of the Stone Age.

Com a ajuda do baterista Alfredo Hernandez, eles retornam a região do deserto para trabalhar o som da nova banda. Embora o som do Queens of the Stone Age, à primeira impressão, relembre o Kyuss, fica bem claro que o QOTSA traz uma proposta diferente, com uma sonoridade mais variada.

O primeiro disco foi financiado pela própria banda e acabou lançado em Setembro de 1998 pela gravadora Loosegroove, de propriedade de Stone Gossard, guitarrista do Pearl Jam. Um acordo entre a Loosegroove e a Roadrunner, permitiu que o disco fosse lançado inclusive no Brasil. O álbum teve uma repercussão impressionante e ajudou a fixar o nome do Queens of the Stone Age como uma das grandes promessas do rock atual. A banda esteve em turnê por quase dois anos, tocando junto com grandes nomes como Bad Religion, Rage Against the Machine, Smashing Pumpkins, Hole e Ween.

Em junho de 2000, o Screaming Trees anuncia o seu fim, deixando Josh exclusivamente dedicado ao QOTSA, que, de volta ao deserto da Califórnia, trabalhava no seu segundo álbum que contaria com várias participações especiais. No mesmo mês é lançado "R", desta vez pela Interscope, uma grande gravadora. O disco, que tem participações de Mark Lanegan e Barrett Martin (Screaming Trees), Rob Ralford (ex-Judas Priest), Pete Stahl entre outros, é recebido com entusiasmo pela crítica, mas não atinge grandes cifras em vendagem, apesar de singles candidatos a hit como "Feelgood Hit of the Summer" e "The Lost Art Of Keeping A Secret". Para o segundo disco, o QOTSA teve dois bateristas, Gene Troutman e Nicky Lucero.

O Queens of the Stone Age embarcou em mais uma exaustiva turnê de dois anos pelo mundo todo, incluíndo uma apresentação no Rock in Rio em janeiro de 2001.

No ano seguinte a banda já estava no estúdio preparando seu terceiro disco. Mark Lanegan se torna um integrante definitivo do grupo, o segundo vocalista, enquanto que na bateria, a banda conta com a participação do ilustre Dave Grohl. Com o disco pronto, o Queens embarca em mais uma trunê, com Lanegan e Grohl. "Songs for the Deaf" é lançado em agosto e o sucesso entre público e crítica é quase unânime.

Em 2004, a banda passa por complicações. Depois de Dave Ghrol retornar ao Foo Fighters (e lançar um disco que possui latentes influências de seu período no Queens), Joey Castillo assume as baquetas do grupo. Mas o tempo fechou quando Josh resolveu demitir Nick Oliveri, alegando estar cansado do comportamento completamente irresponsável de seu companheiro. Mark Lanegan resolve aproveitar e deixar o barco também. É lançado o EP "Stone Age Complication" numa tentativa de abafar a turbulência, enquanto Josh Homme tenta reorganizar a banda para gravar o 4º disco. O atual line-up da banda é Josh Homme, Alain Johannes (multi-instrumentista que já colaborou com nas Desert Sessions e com Chris Cornell), Troy Van Leeuwen (guitarrista, ex-A Perfect Circle) e Joey Castillo.
Álbuns:
    • Queens of the Stone Age (1998)
    • Rated R (2000)
    • Songs for the Deaf (2002)
    • Lullabies to Paralyze (2005)
    • Era Vulgaris (2007)
    • Kyuss/Queens of the Stone Age (1997)
    • Queens of the Stone Age/Beaver (1998)
    • Stone Age Complications (2004)
  • Over The Years And Through The Woods (2005)

0 comentários:

Postar um comentário

DESCRIÇÃO-AQUI.