Anuncie aqui!

Frank Marino - Mahogany Rush

02 fevereiro 2010
Felipe
http://www.kweevak.com/2000-graphics-articles/2008-07-24-frank-marino-02.jpg

Texto de Lastfm
Francesco Antonio Marino ou Frank Marino nasceu em 20 de novembro de 1954 na cidade de Montreal no Canada. Filho de pai italiano e mãe síria/libanesa. Marino na infância estudou em colégio militar e na adolescência abandonou os estudos e entrou na onda de manifestações para a “Paz e Amor” ocorridas no final da década de 60. A trilha sonora escutada por Marino era composta por The Doors, Hendrix, Beatles, etc. Aos 14 anos Frank Marino experimentou LSD resultando em uma má “viagem” e foi internado em um hospital para se recuperar. Durante o período de convalescência Marino começou a aprender música e a tocar guitarra para passar o tempo. Assim, surgiu um dos melhores guitarristas de estilo hendrixiano. Devido a grande semelhança entre o som de Marino e o de Hendrix, o guitarrista canadense foi vítima de uma história fantasiosa divulgada pela imprensa: dizia-se que Marino teria “incorporado” o espírito de Jimi Hendrix durante a recuperação no Hospital. O fato é que Marino é um músico de muito talento e criatividade e sua semelhança com o mestre Hendrix é apenas estilística.
No início da década de 70 Marino formou o Mahogany Rush, com Jim Ayoub na bateria e Paul Harwood no baixo. Inicialmente tocaram em bares e lugares pouco famosos para receberem algum “trocado”. Em 1973, assinaram com o selo canadense Kot’Ai Records e lançaram 3 discos: Maxoom, Child Of The Novelty (1974) e Strange Universe (1975). Marino abalou a critica e a audiência com sua técnica, garra e semelhança com Hendrix, o que gerou muita polêmica e até histórias fantasiosas. O sucesso de Marino resultou em um contrato com a grande Columbia Records. Em 1976 é lançado o excelente Mohagany Rush IV. Após este disco o grupo mudou de nome e passou a ser chamar Frank Marino & Mahogany Rush. Com a Columbia Marino lançou mais 6 execelentes álbuns: World Anthem (1977), Frank Marino and Mahogany Rush Live(1978), Tales of the Unexpected (1979), What’s Next (1980), The Power Of Rock N’ Roll (1981) e Juggernaut (1982). Os discos acima mostram claramente a evolução da sonoridade de Marino. No disco World Anthem Marino apresenta muita versatilidade com um tipo de rock sólido e de muita personalidade. Na gravação ao vivo pode-se perceber toda a energia de Marino no palco. Muito blues e rock’n’roll raíz. No final do disco um solo de guitarra que simula uma batalha aérea e uma homenagem a Hendrix com a música Purple Haze.Nos álbuns seguintes Marino começa a enfatizar o som de sua guitarra. No álbum Tales of the Unexpected Marino inova na música que dá título ao disco, uma peça instrumental de andamento rápido com dois solos bem distintos e incríveis: o primeiro altamente jazzístico (em timbre e fraseado) e o segundo bem roqueiro, com agudos e sustainers. Em What´s Next e Power Of Rock’n’Roll, Frank Marino esbanja toda sua técnica em solos de guitarra sensacionais. São os trabalhos mais pesados e vigorosos. No disco Juggernaut Marino mescla muito bem faixas pesadas com baladas/blues como na excelente faixa “Stories Of A Hero”. Após um hiato de 5 anos Marino lança o disco Full Circle em 1987 através da gravadora Maze. Depois da turnê é lançado um duplo ao vivo, que é muito bom, mas não possui a energia que permeia o primeiro ao vivo de 1978. Em 1990 lança From The Hip, um disco independente. Até hoje Marino permanece ativo e no ano de 2000 gravou o disco Eye Of The Storm, que traz toda a sonoridade do velho e bom Mahogany Rush.
Ao ouvir a guitarra e os solos de Frank Marino, nota-se que pelas qualidades de frase e timbre, este extraordinário músico deveria ter uma carreira com mais destaque pela mídia convencional. Sua técnica e criatividade supera em muito vários guitarristas que receberam um tratamento mais destacado. Percebe-se a grande injustiça cometida com este guitarrista que resgata, como poucos, a sonoridade setentista de hendrix que muito influenciou o rock e a música nas décadas subsequentes.
Álbuns:
(1973) Maxoon



(1974) Child Of The Novelty



(1975) Strange Universe



(1976) IV



(1977) World Anthem



(1978) Live

Parte 1
Parte 2

(1979) Tales Of The Unexpected



(1980) What's Next
http://1.bp.blogspot.com/_q4mgeDm4WE0/RsWKYHpZ8xI/AAAAAAAAAMU/zondI3NCSQM/s320/1980%2B-%2BMahogany%2BRush%2B-%2BWhat%27s%2BNext%2B-%2Bfront.jpg
Parte 1
Parte 2

(1988) Double Live



(2001) Eye Of The Storm

Parte 1
Parte 2

(2003) Real Live

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

EXTRAS

FRANK MARINO
(1981) The Power Of Rock And Roll



(1982) Juggernaut



(1986) Full Circle

Parte 1
Parte 2

(1990) From The Hip

0 comentários:

Postar um comentário

DESCRIÇÃO-AQUI.